domingo, 27 de fevereiro de 2011 | By: Pimenthynha

Dieta de Indução (PARTE III)

DIETA DE INDUÇÃO: ESCLARECIMENTOS E LISTA DE ALIMENTOS PERMITIDOS E PROIBIDOS




PRODUTOS LOW CARB

As empresas estão cada vez mais criando produtos saudáveis permitidos na Indução da dieta Atkins. Isso pode ser uma “mão na roda” quando você está sem tempo para uma refeição e precisa fazer um lanchinho rápido, são as barrinhas, shakes ou outros produtos de conveniência (ainda não muito comuns no Brasil) mas devemos nos lembrar duas coisas:
1 - Nenhum produto é igual ao outro.
Cheque sempre, tanto a lista de ingredientes do produto, para ver se não contém ingredientes proibidos, quanto as informações nutricionais, para ver a quantidade de carboidratos totais e de fibras (para calcular os carboidratos livres).
UM PRODUTO EM CUJO ROTULO ESTÁ ESCRITO "ZERO AÇÚCAR" não significa que seja livre de carboidratos ou mesmo baixo em carboidratos. Para saber se é mesmo deve-se ler atentamente os ingredientes e as informações nutricionais na embalagem.
PARA UM PRODUTO SER ADEQUADO AO CONSUMO NA INDUÇÃO NÃO PODE TER MAIS DO QUE 3 GRAMAS DE CARBOIDRATOS LIVRES NA PORÇÃO
Quando forem checar as informações nutricionais fique atento ao tamanho da porção, às vezes a porção é uma colher de sopa de 15 g, outras eles colocam 25g como sendo uma colher de sopa, e ainda (no caso de gelatinas e suco diet) a porção é minúscula - 1/5 de colher.

2 - Alguns produtos podem facilitar fazer a dieta Atkins, mas não abuse.
NÃO SUBSTITUA AS 12 OU 15G DE CARBOIDRATOS LIVRES DOS VEGETAIS POR OUTROS.
MUITAS MAIONESES COMERCIAIS SÃO FEITAS COM ÓLEO DE SOJA (além de conter açúcar e amido).
ENCONTRE UMA MARCA QUE USE ÓLEO DE CANOLA OU ÓLEO DE CARTAMO ALTAMENTE OLÉICO SEM AÇÚCAR ADICIONADO. OU DÊ PREFERÊNCIA A MAIONESE FEITA EM CASA.



ERVAS, CONDIMENTOS, ESPECIARIAS

Leia o rótulo cuidadosamente, além de carboidratos ocultos, há muitas vezes adição de açúcares, farinha, amido, fubá ou outros espessantes. Muitos ketchups, temperos prontos para marinar, molhos tipo barbecue contém açúcar adicionado as vezes mencionado como XAROPE DE MILHO , XAROPE DE GLICOSE, CORN SYRUP, ou algo semelhante ) = NÃO USE

OS SEGUINTES CONDIMENTOS SÃO PRATICAMENTE ZERO EM CARBOIDRATOS
-Sal
-Pimenta do reino preta
-Pimenta caiena
-Manjericão
-Coentro fresco
-Tomilho
-Orégano
-Alecrim
-Sálvia
-Estragão
- Endro
- E outras ervas secas

**Sempre é necessário checar os ingredientes (colorau tem fubá e deve ser evitado).

- pimenta mexicana ancho chilli pepper = 1 unidade = 5,1 g de carbos livres
- Anchovas, pasta = 1 col. de sopa = zero carbos
- Molho de feijão preto ( culinaria chinesa) = 1 colher de cha = 3 g de carbos livres
- Alcaparras = 1 col. de sopa = 0,1 g de carbos livres
- Chipotle en adobe ( pimenta mexicana defumada)= 2 pimentas = 2 g de carbos livres
- Clam juice ( um tipo de molho de mariscos) = zero carbos
- Leite de coco integral brasileiro (não light) = meia xicara = zero carbos
- Leite de coco comercializado no exterior tem carbos (ler o rótulo)
- Os leites de coco de caixinha tem muitos carbos (o da sococo em caixinha tem 3 g de carbos em uma colher de sopa) não usar o deste tipo.
- Coco fruta (seco) = 100 gramas = 6 g de carboidratos livres
- Coco ralado de pacote (sem açúcar) = 12 g = 1,2 g de carboidratos livres
- Farinha de coco (finococo) = 24 g = 2,25 de carboidratos livres
- Cacau em pó = amargo e sem açúcar = 1 col. de sopa = 1,2 g de carboidratos livres (no Brasil usamos as marcas nacionais Mavalerio, Harald, 100% cacau) (podem usar também o cacau 100% importado, como por ex. o Barry).
- Alho = 1 dente de alho grande = 0,9 g de carbos livres
- Gengibre = 1 col. de sopa de gengibre fresco ralado = 0,8 g de carbos livres
- Raiz forte = 1 col. de chá = 0,4 g de carbos livres
- Pimenta jalapenho = 45 g = 1,4 g de carbos livres
- Missô = 1 col. de sopa = 2,6 g de carbos livres
- Mostarda Dijon = 1 col. de chá = 0,5 g de carbos livres
- Shoyu = 1 col. de sopa = 0,9 g de carbos livres
- Tabasco = 1 col. de c há = zero carbos
- Vinagre balsâmico = acetato balsâmico = 1 col.de sopa = 2,3 g de carbos livres
- Wasabi = 1 col. de chá = zero carbos
- Vinagre de vinho tinto = 1 col. de sopa = 1,5 g de carbos livres
- Vinagre de vinho branco = 1 col. de sopa = 1,5 g de carbos livres
- Vinagre de arroz sem açúcar = 1 col. de sopa = zero carbos
- Vinagre de maçã = 1 col. de sopa = 0,9 g de carbos livres



LÍQUIDOS aceitÁveis na indução

- Água, água mineral com gás ou sem gás
- Caldo de carne, de galinha, de peixe, de mocotó (se for usar caldo em tablete use os que não tenham gordura hidrogenada ou açúcar)
- Creme de leite fresco ou de lata (evite o de caixinha pois tem leite em pó) use na quantidade de 30 a 45 gramas por dia (uma colher de sopa tem de 15 a 25 g)
- café com ou sem cafeína
- chá com ou sem cafeína
- Refrigerantes zero açúcar; sucos diet em pó sem açúcar; groselha diet ou light sem açúcar e sem carboidrato.
- suco de limão galego e de limão tahiti - use de 2 a 3 colheres de sopa de limão por dia. 2 col. de sopa de sumo de limão tem 2,5 g de carboidratos livres
- Água saborizada - sem calorias.
- chá de ervas, sem adição de açúcar e sem cevada.
- Leite de soja - sem adição de açúcar.
- Leite de amêndoas - sem adição de açúcar.




ALIMENTOS PROIBIDOS

- LEITE DE QUALQUER ANIMAL
- IOGURTE (podem ser consumidos a partir da segunda fase)
- QUEIJO MINAS FRESCAL ,RICOTA E QUEIJO COTTAGE (podem ser consumidos somente a partir da segunda fase)
- ALIMENTOS “ZERO GORDURA" EM GERAL SAO ALTOS EM CARBOIDRATOS

- PRODUTOS DIET (menos os que são zero carbo ou que tem menos de 3 g de carbo livre na porção, muitos produtos diet são para dietas baixas em gorduras, não para dietas como a Atkins que é baixa em carboidratos, não vá atrás de embalagens dizendo que o produto é "zero açúcar", "sem açúcar", "natural" ou " sem adição de açúcar", vá ler o rótulo e veja quantos carboidratos tem na porção)
- JUNK FOOD/FAST FOOD - comida lixo, de qualquer forma
- PRODUTOS COMO CHICLETES, BALAS, MENTAS, CARAMELOS, DROPS, E ATÉ VITAMINAS LIQUIDAS, QUE PODEM ESTAR RECHEADOS DE AÇÚCAR OU OUTROS TIPOS DE ADOÇANTES CALORICOS.
(pode usar chicletes, balas e mentas adoçadas com xilitol ou sorbitol, mas conte 1 grama de carboidrato para cada um que usar)
- QUALQUER ALIMENTO COM GORDURA TRANS
(gordura hidrogenada ou óleo parcialmente hidrogenado)


 FONTE: COMUNIDADE DO ORKUT: DIETA DO DOUTOR ATKINS - 2010

5 comentários:

Adriana Santos disse...

Olá me chamo Adriana e estou iniciando a dieta hoje. Comecei lendo o livro e depois visitei seu blog.
Fiquei com uma dúvida...o livro diz que a cafeína não é permitida e neste post vc escreveu q o café com cafeína pode.
Help me?!

rosana minetti disse...

adorei esse blog. ola colega tbm. na dieta e tomo cafe puro.

meu emagrecimento disse...

Comecei hoje a dieta, ainda não comprei o livro, vou ver se compro,
gostei muito daqui e estou te seguindo já!
Vamos ficar magras juntas?
Me favorita também, me segue lá! :)
Seu apoio vai me deixar muito feliz!

beijosss
http://meuemagrecimento-rumoaos70kgsem2013.blogspot.com.br

luciane disse...

Olá meninas, eu estou hoje no meu 3 dia da dieta mas confesso que estou com peso na consciência. É mesmo normal poder consumir tanto queijo? No livro lí que é liberado mas em algúns sites ví restrições. Estou perdida. Outra coisa, posso fazer uma sopa com os legumes liberados e comem a vontade? Beijos

Eu... E Vida... disse...

Ola gostaria de saber se chiclete pode inibir a cetose bjo