quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quantidades de Carboidratos nos Alimentos

              É permitido consumir a quantidade de 20 g de carboidratos ao dia na dieta de indução. Portanto é necessário fazer uma rigorosa contagem dos carboidratos presentes nos alimentos permitidos, para não excedermos as quantidades, o que compromete o organismo a entrar no estado de cetose/lipólise, que é o mecanismo funcional da dieta e também o principal objetivo da dieta de indução. Então, muito cuidado com as escolhas e  atenção às quantidades de alimentos que devem ser consumidas. A lista que se segue abaixo é bem simples e contém a maior parte dos alimentos que devemos consumir nos primeiros 14 dias da dieta, no entanto, se tiver dúvidas quanto aos alimentos que devem ser consumidos consulte o Manual  Oficial de Contagem de Carboidratos para Profissionais de Saúde, da Sociedade Brasileira de Diabetes, clicando AQUI.



CARNES
 
Boi =  0
Costela (100g) = 0,48
Fígado (100g) = 5
Carne seca = 0
Bifes em geral = 0
Hamburguer( Sadia) = 0
Carneiro = 0
Porco (Lombo, costelinha, pernil, bisteca, torresmo, pururuca, bacon) = 0
Presunto = 1 carbo por fatia
Lingüiça = 1 carbo por gomo
Salame (100g) = 3
Presunto di Parma = 0
Aves = 0
Coração (100g) = 0,4
*Fígado deve ser consumido com moderação.
Hambúrguer (Sadia) = 0
Peru = 0
Pato = 0
Ganso = 0
Codorna = 0
Peixe = 0
*Peixes podem ser consumidos à vontade, desde que não sejam passados na farinha antes de fritos.
Polvo (100g) = 0,9
Ostras (100g) = 3,9
Mexilhão (100g) = 7,4
Marisco (100g) = 5,1
Lagosta = 0
Lula = 0 carbo
Siri (100g) = 1
Caranguejo (100g) = 1
Camarão(evite comer a casca – 100g) = 1


OVOS
GALINHA =  0,5 cada um, seja frito, cozido ou mexido.
PATA = 0
CODORNA (100g) = 0,4


QUEIJOS 
Os valores são referentes a cada 100g.
Mussarela = 3
Prato = 0,6
Gorgonzola = 0
Parmesão = 2,9
Provolone = 0
Coalho = 1
Cheddar = 1,2
Suíço = 5,3
Cammembert = 0,5
Feta = 4 Brie = 0
Reino = 0
Minas curtido = 0
Catupiry = 0
Requeijão = 1 por colher de sopa
São PROIBIDOS: Ricota, Cottage, Branco e Minas frescal.

CREME DE LEITE: o fresco tem 0, o de caixinha 3 por colher de sopa, o de lata 2 por colher de sopa. A nata tem 2 por colher de sopa. Dica: misture uma colher de sopa para cada xícara (grande) de água quente, de manhã.. se misturar com café, fica igual leite.


VERDURAS
É permitido consumir até 3 xícaras por dia!
Os valores são referentes a cada 100g.
Agrião = 3
Alface = 3
Escarola = 0
Rúcula = 3,6
Endívia = 3
Cebolinha = 4
Salsa = 6
Pepino = 3
Rabanete = 5
Broto de Alfafa = 3
Spaguetti Squash = 1
Chicórea ou almeirão = 4
Pimenta = 2
Cogumelo Shitake = 3
Azeitona = 2
Pimentão = 4


Verduras com 10% ou menos de carboidrato.
É permitido consumir 2/3 (dois terços) de xícara ao dia.
Aspargo = 1
Cebolinha verde = 7
Broto de feijão = 4
Repolho = 5
Folha de beterraba = 5
Couve-flor = 6,05
Acelga = 4
Berinjela = 4
Couve = 4
Tomate = 4,5
Cebola = 9
Espinafre = 3
Abóbora = 8
Abobrinha = 3
Quiabo = 5
Nabo = 4
Brócolis = 5
Palmito = 4
Alho = 2,9 carbos


ERVAS
São liberadas, desde que usadas com moderação!
Endro, tomilho, manjericão, cebolinha, salsinha, orégano, hortelã, gengibre e especiarias desde que não tenham açúcar.


BEBIDAS
Água e água com gás
Chá (menos os de frutas)
Café
Refrigerante diet e light (menos fanta)
Suco Clight
Groselha Milano light
Leite de soja light (Tome o Cyclus e conte 2 carbos por copo)
Adoçante de qualquer tipo. Eu uso o Assugrin, que não deixa gosto residual.


GORDURAS E ÓLEOS:
Todos os tipos de óleo vegetal são liberados, desde que tenham sido PRENSADOS A FRIO.
Manteiga ( margarina nunca !!)
Maionese caseira.
Vinagre
Azeite de dendê com muita moderação
Azeite de Oliva
Molho de tomate caseiro = 4 cada 100g
Shoyu = 10 cada 100ml
Caldo de carne/galinha/etc = 1 por tablete



FRUTAS LIBERADAS NA DIETA DE INDUÇÃO:
Limão (100ml) = 8
Abacate (100g) = 6
Farelo de Trigo pode ser consumido em até 3 colheres de sopa por dia, contabilizando um total de 12.
Semente de Linhaça, de 2 a 4 colheres por dia.

8 comentários:

Danilo disse...

Pelo que eu entendi , depois dos 2 primeiros dias de dieta , podem ser consumidos até 20g de carboidratos por dia?

Pimenthynha disse...

Danilo, que história é essa de 2 primeiros dias? Vc leu o livro? Até onde sei não tem isso não, Atkins é composto por 4 tipos de dietas, específicas para períodos que vc pode estipular, na indução, quando são permitidos 20g de carbo por dia (até pq é impossível ter uma dieta 0 carbo) vc pode utilizar por 14 dias ou prolongá-la, dependendo do peso que tem a perder. Cuidado com informações da net tá, todas as dúvidas procure no livro msm, andei lendo muita besteira por aí, como essa história dos dois dias, fora concessões que jamais existiram na dieta verdadeira. Lembre-se sempre que Atkins modificada, pode ser muito perigosa pra sua saúde, vc pode se beneficiar dos efeitos da dieta, pq é a melhor, só que tambem tem q ter muita disciplina e informação pra fazer direitiho. Olha os 3 posts de permitidos na idução, lá tem quase tudo que podemos ingerir nesta fase.
Bju grande e sucesso!

A|Z disse...

Oi tudo bem!
To adorando ler seus comentários sobre a dieta, pois mesmo lendo o livro ainda restam muitas duvidas.
Comecei a dieta hj, e agora li nesse post que vc falou que não pode comer ricota, eu comi hj aquele creme de ricota da marca tirolez sabe? nos valores nutricionais diz que tem 0% de carboidrato, mesmo assim não pode?
Outra coisa, pode comer catupiry e requeijão? Eu não comprei pensando que não podia devido ao leite ... mas se for permitido vai ser uma maravilha!!!
obrigada, bjos

Felipe Muniz disse...

OI , to no primeiro dia da dieta , e senti hipoglicemia , nesse caso , oque eu faço ? Minha glicose tava 64 . medi na farmacia rs . Se eu comer açucar vou fugir da dieta ?Já sentiu isso ? Obrigado

Lovett_ disse...

Olá, gostaria de saber porque margarina nunca é permitido, se tem marcas que não possuem carboidrato? Obrigada!

Andréia Sampaio Estrella disse...

Oláá... Então, estou tendo dificuldades com o cardápio, não sei como montar e precisava de ajuda. Não como peixes, Escarola, Rúcula, Endívia, Radicchio, Chicória, Azedinha, Mache, Bok
Choy,Pepino, Rabanete, Funcho, PimentasAspargo, Ruibarbo, Brotos de feijão, Feijão-verde, Cebolinha verde, Castanha-d'água, Repolho,
Folhas de beterraba, Couve- flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rábano,Alho-poró,
Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de
ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente-de-leão, Christophene, Brócolis, Abóbora-espaguete....

Luhena Coser disse...

olá, nao entendo essa parte dos 20g de carbo? sao 20 g no dia td? contando com todas as refeiçoes?

Jorge Ramiro disse...

Eu trabalho em ums restaurantes em jardins de comida de saúde e é importante equilibrar alimentos. É também importante fazer desporto.