quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quantidades de Carboidratos nos Alimentos

              É permitido consumir a quantidade de 20 g de carboidratos ao dia na dieta de indução. Portanto é necessário fazer uma rigorosa contagem dos carboidratos presentes nos alimentos permitidos, para não excedermos as quantidades, o que compromete o organismo a entrar no estado de cetose/lipólise, que é o mecanismo funcional da dieta e também o principal objetivo da dieta de indução. Então, muito cuidado com as escolhas e  atenção às quantidades de alimentos que devem ser consumidas. A lista que se segue abaixo é bem simples e contém a maior parte dos alimentos que devemos consumir nos primeiros 14 dias da dieta, no entanto, se tiver dúvidas quanto aos alimentos que devem ser consumidos consulte o Manual  Oficial de Contagem de Carboidratos para Profissionais de Saúde, da Sociedade Brasileira de Diabetes, clicando AQUI.



CARNES
 
Boi =  0
Costela (100g) = 0,48
Fígado (100g) = 5
Carne seca = 0
Bifes em geral = 0
Hamburguer( Sadia) = 0
Carneiro = 0
Porco (Lombo, costelinha, pernil, bisteca, torresmo, pururuca, bacon) = 0
Presunto = 1 carbo por fatia
Lingüiça = 1 carbo por gomo
Salame (100g) = 3
Presunto di Parma = 0
Aves = 0
Coração (100g) = 0,4
*Fígado deve ser consumido com moderação.
Hambúrguer (Sadia) = 0
Peru = 0
Pato = 0
Ganso = 0
Codorna = 0
Peixe = 0
*Peixes podem ser consumidos à vontade, desde que não sejam passados na farinha antes de fritos.
Polvo (100g) = 0,9
Ostras (100g) = 3,9
Mexilhão (100g) = 7,4
Marisco (100g) = 5,1
Lagosta = 0
Lula = 0 carbo
Siri (100g) = 1
Caranguejo (100g) = 1
Camarão(evite comer a casca – 100g) = 1


OVOS
GALINHA =  0,5 cada um, seja frito, cozido ou mexido.
PATA = 0
CODORNA (100g) = 0,4


QUEIJOS 
Os valores são referentes a cada 100g.
Mussarela = 3
Prato = 0,6
Gorgonzola = 0
Parmesão = 2,9
Provolone = 0
Coalho = 1
Cheddar = 1,2
Suíço = 5,3
Cammembert = 0,5
Feta = 4 Brie = 0
Reino = 0
Minas curtido = 0
Catupiry = 0
Requeijão = 1 por colher de sopa
São PROIBIDOS: Ricota, Cottage, Branco e Minas frescal.

CREME DE LEITE: o fresco tem 0, o de caixinha 3 por colher de sopa, o de lata 2 por colher de sopa. A nata tem 2 por colher de sopa. Dica: misture uma colher de sopa para cada xícara (grande) de água quente, de manhã.. se misturar com café, fica igual leite.


VERDURAS
É permitido consumir até 3 xícaras por dia!
Os valores são referentes a cada 100g.
Agrião = 3
Alface = 3
Escarola = 0
Rúcula = 3,6
Endívia = 3
Cebolinha = 4
Salsa = 6
Pepino = 3
Rabanete = 5
Broto de Alfafa = 3
Spaguetti Squash = 1
Chicórea ou almeirão = 4
Pimenta = 2
Cogumelo Shitake = 3
Azeitona = 2
Pimentão = 4


Verduras com 10% ou menos de carboidrato.
É permitido consumir 2/3 (dois terços) de xícara ao dia.
Aspargo = 1
Cebolinha verde = 7
Broto de feijão = 4
Repolho = 5
Folha de beterraba = 5
Couve-flor = 6,05
Acelga = 4
Berinjela = 4
Couve = 4
Tomate = 4,5
Cebola = 9
Espinafre = 3
Abóbora = 8
Abobrinha = 3
Quiabo = 5
Nabo = 4
Brócolis = 5
Palmito = 4
Alho = 2,9 carbos


ERVAS
São liberadas, desde que usadas com moderação!
Endro, tomilho, manjericão, cebolinha, salsinha, orégano, hortelã, gengibre e especiarias desde que não tenham açúcar.


BEBIDAS
Água e água com gás
Chá (menos os de frutas)
Café
Refrigerante diet e light (menos fanta)
Suco Clight
Groselha Milano light
Leite de soja light (Tome o Cyclus e conte 2 carbos por copo)
Adoçante de qualquer tipo. Eu uso o Assugrin, que não deixa gosto residual.


GORDURAS E ÓLEOS:
Todos os tipos de óleo vegetal são liberados, desde que tenham sido PRENSADOS A FRIO.
Manteiga ( margarina nunca !!)
Maionese caseira.
Vinagre
Azeite de dendê com muita moderação
Azeite de Oliva
Molho de tomate caseiro = 4 cada 100g
Shoyu = 10 cada 100ml
Caldo de carne/galinha/etc = 1 por tablete



FRUTAS LIBERADAS NA DIETA DE INDUÇÃO:
Limão (100ml) = 8
Abacate (100g) = 6
Farelo de Trigo pode ser consumido em até 3 colheres de sopa por dia, contabilizando um total de 12.
Semente de Linhaça, de 2 a 4 colheres por dia.

12 comentários:

Danilo disse...

Pelo que eu entendi , depois dos 2 primeiros dias de dieta , podem ser consumidos até 20g de carboidratos por dia?

Pimenthynha disse...

Danilo, que história é essa de 2 primeiros dias? Vc leu o livro? Até onde sei não tem isso não, Atkins é composto por 4 tipos de dietas, específicas para períodos que vc pode estipular, na indução, quando são permitidos 20g de carbo por dia (até pq é impossível ter uma dieta 0 carbo) vc pode utilizar por 14 dias ou prolongá-la, dependendo do peso que tem a perder. Cuidado com informações da net tá, todas as dúvidas procure no livro msm, andei lendo muita besteira por aí, como essa história dos dois dias, fora concessões que jamais existiram na dieta verdadeira. Lembre-se sempre que Atkins modificada, pode ser muito perigosa pra sua saúde, vc pode se beneficiar dos efeitos da dieta, pq é a melhor, só que tambem tem q ter muita disciplina e informação pra fazer direitiho. Olha os 3 posts de permitidos na idução, lá tem quase tudo que podemos ingerir nesta fase.
Bju grande e sucesso!

A|Z disse...

Oi tudo bem!
To adorando ler seus comentários sobre a dieta, pois mesmo lendo o livro ainda restam muitas duvidas.
Comecei a dieta hj, e agora li nesse post que vc falou que não pode comer ricota, eu comi hj aquele creme de ricota da marca tirolez sabe? nos valores nutricionais diz que tem 0% de carboidrato, mesmo assim não pode?
Outra coisa, pode comer catupiry e requeijão? Eu não comprei pensando que não podia devido ao leite ... mas se for permitido vai ser uma maravilha!!!
obrigada, bjos

Felipe Muniz disse...

OI , to no primeiro dia da dieta , e senti hipoglicemia , nesse caso , oque eu faço ? Minha glicose tava 64 . medi na farmacia rs . Se eu comer açucar vou fugir da dieta ?Já sentiu isso ? Obrigado

Lovett_ disse...

Olá, gostaria de saber porque margarina nunca é permitido, se tem marcas que não possuem carboidrato? Obrigada!

Andréia Sampaio Estrella disse...

Oláá... Então, estou tendo dificuldades com o cardápio, não sei como montar e precisava de ajuda. Não como peixes, Escarola, Rúcula, Endívia, Radicchio, Chicória, Azedinha, Mache, Bok
Choy,Pepino, Rabanete, Funcho, PimentasAspargo, Ruibarbo, Brotos de feijão, Feijão-verde, Cebolinha verde, Castanha-d'água, Repolho,
Folhas de beterraba, Couve- flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rábano,Alho-poró,
Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de
ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente-de-leão, Christophene, Brócolis, Abóbora-espaguete....

Luhena Coser disse...

olá, nao entendo essa parte dos 20g de carbo? sao 20 g no dia td? contando com todas as refeiçoes?

Jorge Ramiro disse...

Eu trabalho em ums restaurantes em jardins de comida de saúde e é importante equilibrar alimentos. É também importante fazer desporto.

Yago Alves disse...

Olá , estou gostando muito do que estou lendo, estou querendo começar esta dieta , mas , estou vendo muita informação contrárias , queria saber onde encontro um cardápio que seja verdadeiro as informações ,pois minha duvida esta mais em legumes , eu li em uma materia que não podia comer e nem frutas , será q vc pode me ajudar . obrigada !!!

Pimenthynha disse...

Oi Yago... A primeira coisa a fazer é ler o livro, assim você entenderá bem como funciona a dieta no organismo. Na internet existem muitas informações divergentes mesmo, isso é porque muitas pessoas modificaram a dieta original e introduziram conceitos que não existem, o que confunde e muito, quem está começando. Pode e DEVE-se comer legumes e verduras todos os dias, mas isso quando são os permitidos para cada fase da dieta. No início (indução) não se pode ingerir a maior parte das frutas realmente, somente 1/4 de abacate ao dia (que possui pouquíssimo carboidrato e mais gordura "do bem") e o tomate, que também é um fruto, com moderação. Só que a indução é recomendada por 14 dias, após esse período você vai ir introduzindo os alimentos aos poucos de acordo com o que é indicado na segunda fase da dieta (PPC - Perda de peso contínua), como uma boa notícia, já entram por exemplo melões, morangos, mirtilos... mas nada é a vontade. Esta é uma fase delicada e na qual é preciso ter um bom conhecimento da dinâmica da dieta... portanto, posso te dar duas dicas fundamentais: LEIA O LIVRO e muito cuidado com informações da internet. Em 90% das vezes elas estão MUITO equivocadas. Inclusive aqui, no meu blog, tem erros que cometi decorrentes disso. Como isso aqui foi como um "diário" mesmo, eu fui corrigindo ao longo das postagens. Espero ter ajudado. Abraços e Sucesso!!!

Jo disse...

O comentário do Danilo e super pertinente!o prazo máximo para restrição de 100% carboidratos e sim de até 02 dias e olhe lá raros casos 03 dias. Isso pq o organismo entra em cetose e pode causar sérios danos inclusive cerebrais. (Pesquisar cetogenese). Após esses 02 dias aí sim introduzir até 20 gramas de carbo diário ou seja 10% da necessidade diária do organismo! Por no máximo para15 dias. Dar 03 dias de intervalo comendo normalmente com equilíbrio e repetir no máximo mais uma vez o processo por mais uma15 dias. Essa e uma dieta de urgência ou motivadora digamos pq carboidratos São a primeira opção das células. Os livros também podem ter brechas ou o "pulo do gato" que São essenciais para obter sucesso e sobretudo manter a saúde. Bjo a todos!

Pimenthynha disse...

Jo, aqui estamos falando da dieta Atkins. Não existe restrição de carboidratos 100% (aliás, isso é praticamente impossível), não existem pausas, a dieta é composta por fases e em cada uma existem características próprias, alimentos permitidos e não permitidos (inclusive, nessa abordagem nutricional, as ditas "pausas" ou "jacadas" trazem consequências ruins para a saúde como um todo, a curto ou longo prazos). Na primeira fase são permitidos até 20g de carboidratos por dia provenientes dos alimentos permitidos na indução desde o primeiro dia, não existe restrição maior de carboidratos e aumento subsequente, isso é mito, pois é muito importante se manter na cota de 20g, sem mais ou menos (são carboidratos "do bem" provenientes dos vegetais, imprescindíveis para a obtenção de nutrientes e fibras, para o bom funcionamento do organismo como um todo, principalmente da microbiota intestinal). Esta sua informação sobre a cetose está equivocada, você está falando da CETOACIDOSE, que é um estado patológico decorrente da diabetes não e/ou mal tratada. O estado de cetose que se obtém em uma dieta low carb é a chamada cetose dietética benigna, em que produzimos corpos cetônicos sim, mas de tipos diferentes do que os produzidos na patologia e além disso, em níveis diferentes também. Não existem danos cerebrais, inclusive, após a cetoadaptação (que é fundamental e é imediatamente interrompida por "pausas") o cérebro funciona muito melhor, há estudos que apontam uma melhora de até 30%... Mesmo que fosse impossível o cérebro utilizar corpos cetônicos como fonte de energia, o metabolismo hepático produziria a glicose necessária para seu funcionamento (o corpo humano é uma máquina fantástica e coordenada, ou seja, não vai passar "aperto"). Esta não é uma dieta motivadora, é um ESTILO DE VIDA, como tal, não deve ser feita como um método emergencial de perda de peso e nem como mero “ponta pé” inicial, é uma dieta saudável para a vida toda. A indução é feita por no MÍNIMO 14 dias, podendo-se estender por um período suficiente até que se chegue a 10 ou 15kg próximos a meta de peso saudável, sendo feita, logicamente de acordo com todas as recomendações do livro, inclusive a suplementação de vitaminas (obrigatória desde o primeiro dia), após esse período avançam-se as fases, onde são introduzidos aos poucos os alimentos compostos por carboidratos saudáveis (ou seja, sem comida lixo), o que torna a dieta ainda mais prazerosa, permitindo a manutenção do peso e principalmente da saúde. Sugiro que leia o livro e conheça melhor a dieta, existem muitos mitos amplamente difundidos, confusões de conceitos e também paradigmas ultrapassados sobre esse tipo de abordagem nutricional. Atualmente se sabe o quanto uma dieta Low carb é benigna e cada vez mais isso vêm sendo provado através de estudos sérios e confiáveis.
Abraços e sucesso!!!