quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 | By: Pimenthynha

Regras da Dieta de Indução


1. A dieta não deve contar mais de 20 g de carboidratos por dia. No caso da maioria das pessoas, a indução da cetose/ lipólise pode ser conseguida com esse consumo, que permite, aproximadamente, 3 xícaras de verduras de salada (frouxamente arrumadas, não compactas) ou 2 xícaras de salada comum, mais 2/3 de xícara de verduras cozidas na categoria abaixo de 10% de carboidratos.

2. Você não está mais numa dieta quantitativa. Por isso mesmo, deve ajustar a quantidade ao apetite.Quando estiver com fome, coma o volume que o deixe satisfeito, sem se sentir empanzinado.

3. Está, contudo, em uma dieta qualitativa. Isso significa que se o alimento não está na dieta, não deve absolutamente ingeri-lo. A racionalização "só esse pouquinho não vai fazer mal" é o beijo da morte nesta dieta. Viciados vão descobrir que esta regra constrói rapidamente caráter.

4. A dieta consistirá de proteínas puras (não muitas delas existentes na natureza, contudo), gorduras puras (isto significa que manteiga, azeite de oliva e maionese são permitidos) e combinações de proteína e gordura (esta é a viga mestra da dieta). Nela não estão alimentos que são proteína-e carboidrato e gordura-e-carboidrato, porque os carboidratos estão fora desta dieta.

5. Utilizando uma tabela de contagem de gramas de carboidratos, podemos descobrir outras combinações que totalizam menos de 20 g dos mesmos. Podemos usar alimentos como nozes, sementes, azeitonas, abacate, queijos, creme de leite e leite azedo, limão e suco de lima e alimentos de dieta com baixo teor de carboidratos. Mas não suponha que esses alimentos têm baixo teor, a menos que conheça com absoluta certeza o conteúdo de carboidrato na porção que está comendo. Na tabela Contagem em Grama de Carboidratos darei o conteúdo de carboidratos, em gramas, dos alimentos que você poderá incluir na dieta de indução de 14 dias, bem como nos níveis, mais liberais, da dieta que estará observando quando seguindo seu piano de regime por toda a vida.



ALIMENTOS PERMITIDOS


CARNES; PEIXES; AVES; CRUSTÁCEOS E OVOS

Bife; Atum; Frango; Ostras;
Porco; Salmão; Peru; Mexilhão;
Carneiro; Linguado; Pato; Camarão;
Bacon; Truta; Ganso; Mariscos;
Solha; lagosta;

Exceções:
1) Outros tipos de carne no almoço.
2) Produtos que não são exclusivamente carne, peixe ou aves, tais como os chamados peixes de imitação (sabor de peixe).



Alimentos Geralmente Usados na Dieta de Indução:

QUEIJOS:
Permitidos todos os queijos curados e frescos, de leite de vaca e cabra. Todos, porém, contêm algum carboidrato e as quantidades são determinadas por esse fato. (Ver Contagem de Gramas de Carboidratos.)
Nada de queijo de dieta, queijos pastosos ou queijos feitos de soro de leite. Os que já tiveram infecção comprovada provocada por leveduras, alergia a produtos lácteos ou intolerância a queijos devem evitá-los.
Tampouco são permitidos produtos que imitam queijo.



VERDURAS PARA SALADAS:

Alface, Alface romana, Escarola, Rúcula, Endívia, Radicchio, Chicória, Azedinha, Mache, Bok Choy, Cebolinha, Salsa, Pepino, Rabanete, Funcho, Pimentas, Ervas para salada, endro tomilho, manjericão, coentro, alecrim, orégano, jicama, Posse Pied, Brotos de alfafa, Cogumelos, Erva-moura, Azeitonas.



VERDURAS COM 10% OU MENOS DE CARBOIDRATOS:

Todas as verduras para salada listadas antes, mais:
Aspargo, Ruibarbo, Brotos de feijão, Feijão-verde, Cebolinha verde, Castanha-d'água, Repolho, Folhas de beterraba, Couve- flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rábano, Tomate, Cebola, Alho-poró, Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente-de-leão, Christophene, Brócolis, Abóbora-espaguete, Raiz de aipo.



GUARNIÇÕES DE SALADA:

Bacon tostado esfarelado, Queijo picado, Gema de ovo cozida picada, Creme azedo, Cogumelos fritos em pedacinhos.



ESPECIARIAS:
Todas, a gosto, mas certifique-se de que nelas não há açúcar.

TIRA-GOSTOS E ANTEPASTO:
Galantina, Baken-ets com queijo, queijo tipo parmesã, Coxinhas de galinha, Ovos à la diable, Almôndegas, Patê, Sardinha, Salsichas tipo coquetel, Camarão.



BEBIDAS:

Água
Água mineral, Seltzer com sabor/aroma, (fundamental: "Sem calorias"), Café ou chá descafeinado A cafeína não é permitida, Diet Soda, Chá gelado com adoçante, Os produtos de soda-laranja naturais e artificiais contêm um pouco de carboidrato e podem ser uma de suas opções para uns poucos gramas,
Água de fonte, Club soda, Chá de ervas, (mas não cevada, tâmara, figo, açúcar), Bebidas à base de grãos (isto é, imitação, substituto do café), não permitidas, Crystal Light ou outro tipo de pó sem, carboidrato para bebidas com sabor de frutas, Creme de leite (grosso ou ralo); mencionar a quantidade de carboidratos.



GORDURAS E ÓLEOS:

Numerosos tipos de gordura, especialmente certos óleos, são essenciais à boa nutrição. Inclua uma fonte de AGL (ácido gama-linolênico), e os óleos que contêm ômega-3 (EPA, óleo de salmão, óleo de linhaça) são valiosos. São permitidos todos os óleos vegetais. Os melhores são os de canola, nozes, soja, gergelim, girassol, açafrão, especialmente se têm o rótulo "prensado a frio". A manteiga é permitida; a margarina, não. A maionese é permitida, a menos que você tenha alergia a leveduras. A gordura contida na carne ou nas aves é permitida.
Para tempero de salada, use o óleo desejado e vinagre, suco de limão e especiarias. Queijo ralado, ovos picados, bacon e torresmo de porco podem ser acrescentados.


NOTA ESPECIAL SOBRE CARNE DE ÓRGÃOS:

Fígado e timo de vitela e cordeiro apresentam uma contagem moderada de carboidratos. Podem ser comidos com moderação.


ERROS COMUNS A EVITAR:

1. Note que a dieta de 14 dias não contém frutas, pão, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos que não queijo, creme de leite, ou manteiga.
2. Evite produtos dietéticos, a menos que contenham especificamente no rótulo a garantia "Isento de Carboidratos". A maioria dos alimentos dietéticos destina-se a dietas com restrição à gordura, e não a carboidrato.
3. O aviso "Não Contém Açúcar" é insuficiente. O produto precisa informar qual o conteúdo de carboidrato, e é por essa informação que você deve se orientar .
4. Numerosos produtos em que você não pensa normalmente como alimentos, como goma de mascar, xarope e comprimidos para tosse, estão cheios de açúcar ou outros adoçantes calóricos e devem ser evitados.



Como Organizar a Dieta à Vista da lista Acima

Uma vez que você saiba o que pode comer, o plano das refeições deve lhe saltar aos olhos.
Imediatamente, você percebe que, no café da manhã, uma omelete de presunto, queijo e cogumelos, ou bacon com ovos mexidos, ou ainda uma mistura de peixe defumado com queijo cremoso, seria uma maneira de começar o dia na nota certa.
No almoço, a típica salada do chef, com presunto, frango, queijo e ovos cozidos numa cama de folhas verdes, coberta com tempero cremoso de alho, será ótima, como acontecerá também com um cheeseburger de presunto, sem o pão. Ou, quem sabe, meio frango grelhado com salada, ou uma colherada de salada de frango.
O jantar deve conter seus pratos prediletos ricos em proteínas - costeleta de carneiro, salmão pochê, frango assado, filé mignon, caudas de lagosta na manteiga, grelhados de frutos do mar ou o que lhe der na telha, mais uma salada. Você pode ter iniciado com um tira-gosto, como coquetel de camarão com mostarda e molho de maionese (molho vermelho contém carboidrato), patê ou mexilhão ao vapor. Quanto à sobremesa, queijos variados com gelatina dietética com creme de leite grosso batido.
Lembre-se, o objetivo desses 14 dias é melhorar sua saúde, e não lhe dar o primeiro lugar em um concurso de seleção de pratos de gourmet. Claro, é mais provável que você encontre pratos de gourmet nesta dieta do que nas dietas baixas em gordura que andam circulando por aí. Mas, por ora, quero apenas que você compreenda a idéia de que uma dieta de gourmet será a que seguirá logo que dominar todas as possibilidades oferecidas por uma dieta que permite manteiga e molhos cremosos. E isso é uma perspectiva muito agradável de alimentação futura. Aqui e agora, sua atenção deve concentrar-se inteiramente em decidir se está no controle do que come e se está se sentindo em boa forma.

Trecho do Livro: A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins

2 comentários:

Thaimara disse...

Nossa , essa dieta deve ser muito boa..
vc nao tem a parte cinco do livro que da as receitas e o cardapio?

se tiver me manda?

mara_nen@hotmail.com

coisasecoisasdalu disse...

Oi minha querida, estou com uma dúvida terrível, estou segundo a dieta a dois dias e vinha dando tudo certinho, mas hoje tomei um iogurte de morango ligth e mais tarde na sobremesa, misturei um pote de iogurte natural desnatado. Está errado?....será que levei tudo por água abaixo?