domingo, 6 de fevereiro de 2011 | By: Pimenthynha

Adoçantes, Fórmulas Milagrosas e Outros Estudos


Boa Tarde pessoal, passei o final de semana "encucada" com a pouca perda de peso que observei nesta última quinzena. Não fiquei triste, nem pensei em desistir, longe disso. Mas pra quem se acostumou em ir se pesar a cada 14,15 dias e observar uma perda de 6 a 8kg, foi uma pequena decepção chegar lá e ver a balança descer somente 2,9kg. Me pesei novamente e eliminei mais 200g até ontem pela manhã. Isso me deixou realmente com uma interrogação na cabeça. Bem, avaliei minuciosamente minha alimentação, como podem notar nos posts anteriores, contabilizei cada grama de carboidrato ingerido e também iniciei uma "indução para pessoas mais resistentes", tudo indicado no livro do Atkins. Cortei todos os carboidratos simples, como as saladas, ficando somente na proteína e gordura puras. Feito isso por alguns dias, pensei que observaria uma diferença interessante na balança, pois bem, como já disse foram somente 200g em 6 dias. O que poderia estar fazendo de errado?
Avaliação da alimentação feita, controle dos carboidratos, seria somente um "platô"? Fiquei realmente incomodada com isso, então fui pesquisar mais afundo a situação e encontrei o erro, aparentemente estou errando feio no adoçante que estou consumindo, durante todo o período anterior utilizava o Assugrin, mas na última quinzena não o encontrei no mercado que costumo ir, a primeira vez quem trouxe o outro foi a minha mãe, li o rótulo e pensei que fosse adequado. O adoçante em questão é o Magro, me equivoquei muito com ele, alerto a todos que não basta somente ler a tabela nutricional, temos que ler toda a lista de ingredientes e principalmente aquelas letras minúsculas (dignas de se ler de lupa) que tem nas embalagens! São verdadeiras armadilhas. O adoçante magro tem em sua composição Sacarose, isso mesmo, açúcar! Fiquei verdadeiramente decepcionada por não me atentar para este detalhe das microscópicas letras infames na embalagem, isso é um crime! Pois no meu caso, deixei de eliminar alguns quilos, porém no caso de pessoas diabéticas com sérias complicações, poderiam ter se enganado da mesma forma e terem corrido um imenso risco. A nossa legislação é completamente falha quanto a isso, além de não obrigar as empresas a escrever em letras legíveis também não obrigam a designar quantidades específicas dos ingredientes na fórmula. No caso do Magro eles indicaram, embaixo e bem pequenininho, a quantidade de 0,73mg por sachê (cada um tem 800mg). A partir de hoje cortei o tal adoçante, espero que tenha encontrado o meu erro.
Outra informação interessante que tenho a relatar a vocês é que estou espantada com alguns estudos científicos que usam o nome da Dieta Atkins (acredito que só pra ter visibilidade), pois de Atkins não tem nada! Estou constantemente pesquisando evidências científicas para a dieta, juntamente com meu trabalho em si, que sempre me traz informações relevantes. Agora a pouco li uma dissertação de mestrado envolvendo o tema. O autor associou seu trabalho com Atkins e disse que a dieta proposta por ele para os ratos era baseada no método. Já no resumo de seu trabalho pude ter uma prévia do que ocorreu com os ratos, transcrevo-lhes a parte: O grupo experimental desenvolveu hiperglicemia e hipertrigliceridemia, aumento da fração HDL do colesterol e também aumento da creatinina sérica quando comparado ao controle. Entre as alterações histopatológicas, destaca-se a ocorrência de esteatose no grupo experimental, comprovando o efeito da dieta HLP (hiperlipídica) no metabolismo. Estranho, não acharam? Nada disso está de acordo com a proposta de Atkins e nem com alguns estudos posteriores. Fui imediatamente avaliar a dieta que foi consumida pelos ratos em tal estudo, acreditem se quiser, o autor do estudo inseriu açúcar na dieta dos animais! Claro que todo este desastre pode acontecer, como sabemos. Atkins proíbe terminantemente a ingestão de açúcar na indução (que seria a fase correspondente ao estudo em questão), onde a ingestão de proteínas e gorduras é muito maior.
O que realmente me incomoda são estes pesquisadores (nutrólogos, médicos, biólogos e afins) tendo um esforço memorável para provar os contras da dieta, não estudando-a de forma concisa e objetiva, da forma correta como foi proposta. Até agora, de todos os estudos aos quais tive acesso, utilizavam Atkins como exemplo primordial, alguns até usando seu nome no titulo, porém não administravam a dieta corretamente nos seus experimentos! Será que tais pesquisadores não puderam ter acesso ao livro? pois cometem erros básicos, que descaracterizam totalmente a proposta de Atkins. Uma conclusão de um "especialista" que li e venho observando em diversos sites que falam da dieta, na qual quase sempre baseiam suas críticas ao método é:
"A dieta é muito restritiva e acaba se tornando monótona depois de algum tempo, por isso as pessoas emagrecem." 
Minha Opinião: Absurdo total, ignorando todos os níveis de secreção de insulina no sangue e também as respostas de hormônios como a leptina. Em dietas hiperprotéicas está comprovado a diminuição na secreção de insulina nas ilhotas pancreáticas e também o feedback da leptina (isso Atkins não sabia quando formulou a dieta em 1972, a leptina foi descoberta recentemente). Em suma, a proteína e gordura são de digestão mais demorada, proporcionando saciedade por um tempo maior, também não ocasionam "picos" de insulina no sangue, evitando toda uma cascata de eventos metabólicos por conta dela, sendo assim, não temos fome após poucas horas da refeição, como ocorre com uma refeição rica em carboidratos, principalmente os complexos. Além de muitos outros pontos que não cabem serem citados agora.
A meu ver, diversos pesquisadores têm um esforço memorável para desqualificar o método Atkins, mesmo sem testá-lo corretamente. Tirando conclusões que ele não é saudável, sem ao menos propor os princípios básicos que o constituem. Fico triste, pois milhões de pessoas estão obesas e os índices alarmantes somente crescem, nada tem sido feito efetivamente. Testam drogas (sou contra, na maior parte dos casos) e anunciam como "cura" para a obesidade, fazendo algumas pessoas no auge do seu desespero se entupirem delas, para logo depois anunciarem que elas tem efeitos colaterais e a longo prazo terríveis, controlando e proibindo a comercialização de tais fórmulas. Então, proponho uma reflexão acerca do assunto, porque é mais fácil aprovar medicamentos e anunciar como milagres do combate a obesidade do que testar seriamente simples mudanças nos hábitos alimentares?
Sempre digo e repito, não existe fórmula mágica do emagrecimento. Você não colocou todos estes quilos a mais dentro do seu "corpinho" de ontem pra hoje. Foram anos de "trabalho" árduo e muitas farras alimentares, cheias de doces, carboidratos, refrigerantes e bebidas alcoólicas pra te colocar no roll da obesidade. Então pare de se enganar, se entupindo de remédios e fazendo dietas totalmente loucas! Procure um método que se adeque ao seu estilo de vida e que seja eficiente pra você, de preferência com acompanhamento médico. Não vai ser do dia pra noite, tem que mudar pra vida toda. Obesidade é uma doença que não tem cura, somente controle! Uma vez gordo, sempre há grande chances de ser novamente. Exatamente como ocorre com ex-fumantes, ex-alcoolistas ou ex-drogados! Seja consciente disso, não abuse e leve a sério realmente qualquer método que deseje adotar. Gente, saúde é coisa séria! Então, não se rendam a fórmulas mágicas sem embasamento científico, parem de se entupir de remédios e de seguir a receita da vizinha. Seja realista e franco com você mesmo, esteja preparado e principalmente, pesquise, questione, procure ajuda! A obesidade cresce em números astronômicos, juntamente com as cifras referentes a tratamentos e remédios milagrosos da indústria farmacêutica e também dos charlatões de plantão. Não se deixe levar por bobagens. Adotei o método Atkins porque no meu caso ele foi eficiente, além de fazer todo o sentido para mim enquanto pesquisadora. Estou engatinhando no mundo da ciência, tenho 3 anos de experiência, mas tenho o pé no chão e sei que não estou cometendo loucuras com minha saúde!
Estou na fase de adaptação ainda ao estilo de vida, cometo erros e deslizes. Mas estou consciente de todos os meus atos, sendo que minha saúde nunca esteve melhor e jamais me adaptei a outros métodos de emagrecimento, tanto do ponto de vista de eficácia quanto no aspecto de conseguir modificar realmente hábitos de vida.
Por fim, quero abrir uma discussão com vocês acerca de vários temas e estudos. Assim que puder vou trazê-los para o blog e fazer comentários, para que possamos realmente compreender o método e também ter material não só para discutir, mas para avaliar estas questões tão controversas que seguem o tema.
Abraços, sucesso a todos!


4 comentários:

andreia ferreira disse...

olá! concordo com vc! as pessoas falam mal da dieta, mas não aplicam o método corretamente. No primeiro post que comentei sobre a dieta encontrei videos falando mal da dieta e a menina só consumia gorduras e passou mal. A proposta da dieta não é comer gordura e sim proteina magra. Sobre o adoçante, no método que estou fazendo ele só permite Doce Menor, e gelatina diet só Royal Zero. Perguntei a eles o motivo da proibição de outras marcas e eles me responderam exatamente o que vc encontrou nas letras pequeninas... que possuem açúcar na fórmula. Peguei então a caixinha de gelatina diet de outra marca e vi realmente que só a Royal não possui açucar na formula, as demais possuem.
bjs e vamos em frente, não desanime, estou me apoiando em vc para continuar emagrecendo.
bjs

Ana Paula Paiva disse...

Iii pimenthynha fiz meu comentário em outro post, será q vc vai ler? Coisas de loira. . . Rs

Mari disse...

Oiii!! Muitoo legal seu blog, adorei! Conheci ele hoje e li todos os posts desde o começo da sua dieta.
Fiz isso pq amanhã vou começar essa mesma dieta que você e estava fazendo umas pesquisas no google...
Adorei várias dicas que vc deu e vc é minha inspiração agora hein? hehehehe

Beijos!

Marina
@msoubhia

tati *' disse...

adorei seu blog, comecei a dieta faz 3 dias, nao me pesei ainda.. mas to preocupada pois masquei trident e em alguns sites diz que nao pode.. tambem useei sazon e tomei limonada com adoçante.. agora to em duvidas, ta tudo certo flor? beijos

Postar um comentário