terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 | By: Pimenthynha

Diário da Dieta - 31 de janeiro de 2011


     Olá pessoal, hoje cometi um erro grave! 
     Na realidade tudo aconteceu não por vontade de cair em tentações ou por ansiedade, mas por desinformação. É muito comum ao se pesquisar sobre Atkins nos sites por aí afora e encontrar um método que NÃO É ATKINS, se dizendo como tal. Taí meu grande erro. O que ocorreu foi que, não sei como na leitura do livro passei batida nessa "lição", mas enfim, eis que ao fim dos meus 14 dias, acreditei que existia uma "pausa" de 3 dias para a ingestão de carbos. NÃO EXISTE PAUSA!!!! Acho que essas informações ficaram meio que no meu subconsciente como verdadeiras, afinal, a gente lê tanta coisa, acabei me confundindo. Desastre: hoje ingeri 100g de carboidratos, acreditando na tal pausa, fui lá e comi o que tive vontade, algumas míseras bolachinhas cream craker, um bolinho e alguns pedaços de mandioca que meu pai preparou para o jantar. Na realidade não há motivo para desespero, amanhã recomeço tudo do jeito que tem que ser. Quis colocar tal informação aqui para que as pessoas que pretendem fazer Atkins não cometam o mesmo erro, nada de pesquisar em sites para "poupar" tempo ou porque é mais fácil, o negócio é abrir o livro mesmo e seguir à risca suas recomendações. 
     Mas tudo bem, nada de pânico ou desânimo. Só quero deixar claro pra vocês o que está acontecendo e que não caiam também nessas armadilhas da internet. Dúvidas, consulte o livro.
     Aí você me pergunta: Nunca mais poderei ingerir carboidratos? eu te respondo, claro que sim! Parafraseando o próprio Atkins, teremos tempo suficiente para isso na manutenção.
     Então, não caiamos em besteiras. Atkins recomenda que levemos a dieta de indução até que faltem poucos quilos para chegar ao peso ideal. Portanto é isso que vou fazer, parei de contar os dias, agora vou contar o peso! Por falar em peso, hoje foi o dia de pesar, até agora foram eliminados 23,700Kg, faltando assim para a minha meta 24,300kg. Nestas duas semanas de indução eliminei 2,9kg, foi uma pequena perda comparada aos 5 ou 6kg que perdia antes nas mesmas duas semanas. Mas o que importa mesmo é que o ponteiro da balança está decrescendo. Li muitos relatos, há pessoas que não eliminam nada em alguns períodos, isso é muito variável. Então, tranquilamente vou seguir. Já estou muito feliz, faltando apenas 600g para a metade do caminho, me sinto super bem e animada (mesmo com o deslize de hoje). Também devo levar em consideração que não estou praticando atividade física alguma, isso É ERRADO, o que retarda a perda de peso consideravelmente, além de ser prejudicial para mim. Então vou tentar uma coisa, me comprometo a começar amanhã a caminhar, rsrsrs!!! Estou sedentária há anos (sou fumante - tá sei o quanto isso é horrível!) e com certeza esse vai ser um desafio talvez maior do que a perda de peso em si, mas vamos lá, não sou de fugir do que tenho que fazer!
     Então amanhã será "o dia", com o esclarecimento do "deslize", agora tenho as ferramentas para seguir em frente, também com o comprometimento de inciar a atividade física! 
     Sem mais por hoje, agradeço a compreensão de quem acompanha o blog e espero que ninguém se prejudique, fica aí a dica contra estes sites que tem por aí descrevendo uma tal dieta que não é Atkins.

"Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros."
Carl Yastrzemski


Grande beijo e Sucesso a Todos!!!
 

4 comentários:

andreia ferreira disse...

oie.. bom dia! no método que estou fazendo o esquema é fazer 15 dias de zero carboidrato e 15 dias com carboidrato bom (frutas e legumes), mas não é libera geral não. tem uma lista de alimentos permitidos nas duas fases. Na primeira fase não posso tomar sucos de nenhum tipo, nem mesmo light/diet. Posso tomar água, chás e se quiser soda zero, não está liberado coca zero, fanta zero.. nada disso. Nos frios, não pode comer salsicha e nem blanquet de peru (pois contem carboidrato no preparo), gelatina só royal zero, pois outras marcas contem carboidrato na formula também. A pausa de 15 dias é para não ficar muito tempo em cetose.
bjs e continue firme!

Fafa disse...

Ola Pimenthynha!
Estou no 9 dia da dieta de inducao e estava preoculpada como seria a dieta no dito intervalo...
Tambem nao tive uma perda tao grande, principalmente porque ja perdi anteriormente em outra dieta uma boa parte dos meus quilos extra e acho que estou naquele plato que so a atividade fisica desfaz (coisa que nao estou fazendo)... Faltam apenas 5kg para minha meta, na sua experiencia vc acha que ja devo entra na pre-manutencao?
Beijos e sucesso, Rafaella.

Pimenthynha disse...

Olá Andreia, nossos métodos são diferentes mesmo. Existe sim uma pequena porcentagem de carbo em salsichas e mortadelas, mas em algumas marcas não chegam a 1g, então em Atkins está liberado com moderação, como também ocorre com o fígado, que eu adoro e consumo, mas não liberadamente, pois contém carbo. Pois é, fiquei com isso na cabeça do intervalo, pq li que era pra "ciclar" os períodos de cetose, mas isso em outros métodos. Em Atkins realmente não existe, pq essa cetose que entramos na dieta é a que ele denomina de Cetose Dietética Benígna, portanto, sendo um estado metabólico normal do nosso organismo e saudável, não havendo a necessidade de pará-lo, inclusive como estado normal do organismo, deve ser para toda a vida, inclusive na manutenção, só não tão profundo como ocorre na indução. Fiquei triste pelo deslize, mas é isso aí, a gente acaba aprendendo pelos erros. Bjão pra vc e sucesso!!!

Pimenthynha disse...

Oi Rafaella,
vale sempre aquela máxima, quanto menos a perder, menos se perde. Fique tranquila, minha perda (mesmo faltando mais de 20kg) nesta quinzena não foi tão acentuada. Pode acontecer, se mantenha firme. Olha, seguindo os preceitos do livro, vc está no peso ideal para entrar na PPC (perda de peso contínua), e daí sim na pré-manutenção e depois manutenção. Vou preparar uma postagem sobre as regras da PPC, deve ser inciada faltando 5 a 2,5kg para atingir o peso ideal. Deve-se respeitar todas as fases, pois o carbo agora, deve ser inserido aos poucos e controladamente, para que não haja efeitos colaterais e para q não volte a engordar. Me senti muito mal ontem, náuseas e dor de cabeça, fui ver, foi por conta da ingestão de carbo. Essa fase de transição tem que ser feita com bastante cautela pra não colocar tudo a perder. Bjuu, sucesso!

Postar um comentário