terça-feira, 18 de janeiro de 2011 | By: Pimenthynha

About me...

Sou uma mulher de 26 anos e uma longa história envolvendo problemas com oscilação de peso e também depressão. Há aproximadamente 4 meses decidi resolver todos estes problemas definitivamente. O fim de uma fase dolorosa e difícil na minha vida, a qual durou alguns anos e me rendeu mais de 20kg de aumento de peso, me fizeram amadurecer de uma forma tão espantosa que surpreende todos que me cercam e até eu mesma por diversas vezes.

Meus problemas com a obesidade vêm desde a infância. Sou de uma família geneticamente predisposta, tanto do lado materno quanto (e pricipalmente) do paterno, e sendo assim cresci rodeada por primos e primas que cresceram igualmente a mim, gordinhos. A maioria permanece até hoje com grandes problemas por causa do peso, alguns recorrendo a (assustadora e radical) cirurgia bariátrica e outros às voltas com dietas, perdendo peso e recuperando, sendo que alguns conseguiram resolver o problema, mas mudando totalmente os hábitos de vida, hoje levando uma rotina saudável de alimentação e atividade física.

Sempre observei estas lutas com muita admiração, principalmente das pessoas que o fizeram e conseguiram manter uma vida saudável mesmo depois de alguns anos. Me preocupava muito mais com isso na adolescência, que como toda menina que está descobrindo o mundo, queria ser a mais bonita e atraente. Hoje sei que estes são os motivos errados, os quais são impulsinados ainda mais tanto pela mídia quanto pela própria sociedade e família. Com isso, fazia as loucuras relatadas detalhadamente em revistas femininas. Ridículo, diga-se de passagem. 

Passei boa parte da minha adolescência passando fome para emagrecer, vontando a engordar em seguida e novamente passando fome. Lembro-me de um episódio que marcou muito, no auge da minha inconsequência, durante 20 dias me alimentava a cada 3, quando já não conseguia mais parar em pé, comia somente um bife e uma salada. Levava comigo sempre na bolsa um potinho com sal, que colocava embaixo da língua cada vez que via que ia desmaiar. Tomava litros de água (a única coisa boa, hábito que me acompanha até hoje) e dormia cerca de 15 horas por dia. Emagreci, claro... 12kg nestes 20 dias, que pouco tempo depois foram recuperados com juros e correção....

Com isso adquiri o bom hábito de tomar muita água, mas também diversos outros ainda piores. Por anos, além de me alimentar com uma péssima qualidade, comia apenas uma vez por dia. Isso me acompanhou até poucos anos atrás. Somente jantava quando chegava em casa depois do trabalho. Fazia uma refeição normalmente inadequada e em grande quantidade. Durante este período engordava, mas devagar.

Com 20 anos eu pesava entre 85 a 90kg. Coisa que não me incomodava profundamente. Na realidade este problema realmente nunca me incomodou muito. Mas foi daí pra frente que a minha vida mudou muito e pra pior. Tive um relacionamento que durou 5 anos e meio, não vou comentar agora muito sobre isso, mas foi realmente difícil e complicado, em dimensões que só pude constatar após o término. Sendo extremamente tóxico em todas as perspectivas da minha vida. Cheguei então nos assustadores, há 4 meses atrás, 118kg. Me sentindo um monstro por dentro e visualmente destruída por fora, era uma caricatura triste da pessoa que um dia eu fui. 

Com estes acontecimentos, decidi que era hora de me assumir, com todos os meus defeitos e qualidades, e me amar incondicionalmente. Estou atualmente fazendo uma análise minuciosa de toda a minha vida, do que quero, do que preciso, melhorando meus defeitos, e principalmente, me conhecendo franca e verdadeiramente. Devo confessar que é a melhor fase da minha vida, hoje tenho vontade de tudo, estou me tornando uma melhor amiga, filha, enfim, uma pessoa melhor para todos que me conhecem. Estou me divertindo muito com essa nova pessoa que estou conhecendo... rsrsrs. E parte disso também é a decisão de resolver meus problemas e encará-los de frente. Entre os pontos que vou melhorar é a questão da obesidade.

Há 4 meses conheci então o método do Dr. Atkins. Adquiri o livro e procurei por muita coisa na internet e em outros livros. Gostei do método e inciei no dia 9 de novembro de 2010. Tenho que admitir, que não segui a risca tudo, é bem difícil no início e exige muita determinação na primeira fase.

Nos primeiros 15 dias já perdi bastante peso, a ponto de não conseguir mais usar nenhuma das minhas calças jeans. Coisa que me animou bastante. A maior dificuldade é a vontade de comer doces, então durante todo o período que já estou em dieta, foi o meu maior "pecado" rsrsrs... Comia geralmente meia barrinha pequena de chocolate por dia. Mesmo assim e com todas as festas de fim de ano e aniversários (em todos estes períodos fiz uma pausa na dieta, sem exagerar), hoje já me sinto muito satisfeita, nestes pouco mais de dois meses, consegui eliminar 20.800kg. 

Apesar de ainda não estar dentro do peso ideal e saudável, e também estar ciente que falta bastante para atingi-lo, sou uma nova pessoa, já renovei boa parte do guarda roupa, o que me dá muita satisfação, pois no peso que estava anteriormente, não conseguia mais encontrar roupas em que me sentia bem. Estou felicíssima com meus vestidos novos, peça esta que não usava há muitos anos... Sou pura alegria e entusiasmo!

Agora, fim dos festejos e início de mais um ano, este com certeza muito mais especial e promissor na minha vida, decidi seguir de forma adequada o método e dividir com outras pessoas. Espero sinceramente que essa divulgação possa ajudar outras pessoas e tenho certeza que ajudará principalmente a mim. Que poderei relatar aqui o meu dia a dia, as dificuldades, as conquistas. E também fazer outra coisa que gosto muito e que me faz bem, escrever.

Provavelmente não vou falar somente da dieta, mas de tudo um pouco. Espero que seja agradável a quem resolver me fazer uma visita aqui e que também possa auxiliar quem, como eu, travou esta batalha com o excesso de peso e também busca além disso, autoconhecimento, aprimoramento e alcançar outros tantos objetivos e metas de vida com coragem e determinação.

Tenho muitas histórias para partilhar, mas aos poucos vou escrevendo sobre isso. Nas próximas postagens falarei também de minha formação e do trabalho que estou desenvolvendo em uma pesquisa na área clinica sobre obesidade. Este não será somente um diário sobre a dieta do Dr. Atkins, mas uma reunião de tudo que eu queira partilhar e de informações as quais julgue importantes para dividir com quem se interessar. 

Por enquanto é isso, logo posto também umas fotos para mostrar meu progresso com o método.

Abraços...


Obra do pintor colombiano Fernando Botero.

0 comentários:

Postar um comentário