quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 | By: Pimenthynha

Vantagens Especiais da Dieta do Dr. Atkins


Primeira. Provoca maior mobilização da gordura do que qualquer outra dieta que jamais encontrou. Foi provado (repetidamente) que ela elimina mais gordura do que as demais dietas, na qual você ingeriria igual número de calorias.
Segunda. A dieta com baixo teor de carboidratos não é rigorosa. A fome pura e simples está por trás da maioria dos fracassos nesse particular. A dieta para a vida inteira precisa ser saborosa, agradável, capaz de proporcionar satisfação. A grande austeridade nessa dieta é o abandono do açúcar e de carboidratos refinados, como a farinha de trigo. Entretanto, a maioria das pessoas descobre que, logo que se livra do vício em açúcar, não sente nenhum forte desejo de voltar a ele. Para elas, uma dieta na qual podem comer uma variedade quase ilimitada de carne, peixe, saladas e verduras preparadas da maneira mais apetitosa (isto é, com manteiga, creme de leite, temperos e ervas a gosto) é tudo menos rigorosa. A dieta Atkins é uma dieta de sonho -luxuosa, sensata, sadia e variada.
Terceira. É a dieta mais fácil de todas para manter a perda de peso. O problema com a perda de peso na dieta comum de baixa caloria ou de proteína líquida é que implica um programa de manutenção muitíssimo diferente do programa de perda de peso. Por isso mesmo, os quilos retomam com velocidade estonteante enquanto você, despreparada para a manutenção, volta à antiga maneira de comer. Há sólidas razões fisiológicas para esse fato. Quando você restringe as calorias que ingere, o corpo tende a tomar-se metabolicamente comprometido a repor a perda de peso.
O sucesso na manutenção da perda de peso é o grande ponto positivo da dieta Atkins. Trata-se de um fato interessante, uma vez que aquilo que a maioria das pessoas sabe sobre dieta baixa em carboidratos é que, com ela, pode perder muito peso rapidamente. E pode. Mas isso não é o importante. A única perda de peso útil é aquela em que o peso não volta.
Por essa razão, há na realidade quatro dietas Atkins. A Dieta 1 é a inicial, de Indução, que a leva de rojão pela maioria das barreiras de perda de peso e, de modo geral, acostuma ao novo regime o corpo acumulador de gordura da pessoa metabolicamente mais resistente à redução de peso. A Dieta 2 é a de Perda de Peso Contínua - que a levará suavemente para sua meta. A Dieta 3 é a de Pré-Manutenção - que começa por lhe ensinar lições de um estilo de alimentação que, com um modesto grau de esforço de sua parte, mantê-la-á esbelta para sempre. A Dieta 4 é a de Manutenção. Enquanto você lê estas palavras, milhares de meus antigos pacientes e centenas de milhares de novos leitores estão praticando essa dieta para nunca mais serem gordos. Mas quero mencionar um fato crucial que você deve manter sempre em mente. Com a dieta Atkins, o fracasso em manter a perda de peso é quase impossível.
Quarta. Não apenas esta dieta não é rigorosa, mas faz com que você se sinta bem. Trata-se de uma dieta de alta energia. É uma solução rápida e duradoura de muitos dos distúrbios mais comuns que pacientes contam aos médicos na privacidade dos consultórios: fadiga, irritabilidade, depressão, o problema para concentrar-se, dores de cabeça, insônia, tontura, numerosas formas de dores musculares e nas articulações, azia, colite, retenção de líquidos, tensão pré-menstrual, e até mesmo o vício de fumar. No caso da maioria dos pacientes, a dieta baixa em carboidratos é específica contra esses males. E ela é definitivamente um fator importante para manter longe o peso corporal, porque poucas pessoas querem voltar a se sentir um lixo logo que experimentam o que é se sentirem bem.
Quinta. A dieta é sadia. Descobri isso logo que comecei, há vinte e cinco anos, a recomendá-la a meus pacientes. Eles começaram a se recuperar de doenças que eu nem desconfiava que ia tratar dessa maneira. Descobri que a maioria dos pacientes sofria de uma condição a que dei o nome de Distúrbio Relacionado com a Dieta (DRD). Corrigir o DRD foi fundamental para a maioria dos pacientes que estava recebendo uma nova oportunidade em matéria de saúde. Além do mais, a hipertensão, o diabetes e a maioria das doenças cardiovasculares respondem com uma rapidez extraordinária a essa dieta. Uma vez que eu era especialista em cardiologia quando comecei a prescrever a dieta e 30 ou 40% de minha grande população de pacientes ainda são constituídos de pessoas com problemas cardiovasculares, é fácil imaginar quanto de meu sucesso se baseia em benefícios para o coração dessa dieta.
Sexta. A dieta funciona porque, como demonstra um conjunto crescente de provas científicas, ela aproveita o fator básico no controle da obesidade e da maioria das modernas doenças degenerativas, isto é, os níveis altos demais de insulina, um hormônio essencial ao corpo humano. A insulina controla o mecanismo básico através do qual o corpo acumula gordura. Quando encontrada em nível excessivamente alto - nós médicos denominamos esse estado de hiperinsulinismo -, ela promove vigorosamente o diabetes, a aterosclerose e a hipertensão. A dieta Atkins, portanto - parcialmente por um acaso feliz, porque eu não tinha intenção de combater as modernas doenças degenerativas quando formulei a dieta, ocupa um lugar central no planejamento de saúde para uma vida longa e vigorosa.

Trecho do Livro: A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins

0 comentários:

Postar um comentário